14 setembro 2010

Christian Dior

|


Um dos expoentes da moda mundial, falar em Christian Dior é falar em looks elegantes e chiques. Francês de nascimento, e tendo se formado em ciências políticas, apenas começou em 1935 a publicar pequenos desenhos "croquis"no Figaro Illustre. Chega a vender desenhos de chapéus e se inicia na publicação de croquis de roupas, mas é somente em 1938 que de fato se lança no mundo da alta costura, como assistente do estilista suiço Robert Piguet.
Conhece Pierre Balmain, outro importante estilista francês, na maison de Lucien Lelong, onde trabalhou a partir de 1941. Em 1946, financiado pelo empresário de tecidos Marcel Boussac abre sua própria maison em Paris, na Avenida Montaigne, número 30. Onde se mantém até hoje. En 12 de fevereiro de 1947 lança sua primeira coleção e, desde então, tornou-se símbolo de sofisticação e elegância, batizada de "New Look".
Representa uma contraproposta total ao look simples e prático iniciado por Chanell para os tempos de guerra e passa explorar a sofisticação novamente permitida às européias. Marca registrada eram os vestidos e saias mais longos, bustos acentuados, cintura bem marcada e saias amplas.
Foi o criador do estilo dos anos 50, também conhecido como tailleur bar: casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais, ampla saia plissada na altura dos tornozelos e luvas, sapatos de salto e chapéu como acessórios.

Atualmente o estilista que assina em nome da grife é John Galliano. A única loja da Dior no Brasil fica em São Paulo.
Mas se você não pode custear um modelo original da Dior vale a pena conhecer o estilo e adaptá-lo conforme dá não é mesmo? Aqui vão algumas regras:

1. Blazer e camisas acinturados, que valorizem a forma feminina.
2. Saltos finos e altos.
3. Acessórios que expressem bom gosto e glamour.
4. Saias mais volumosas e amplas.
5. A calça tem corte mais aberto.

Em 2011 o estilista John Galliano fez desfile que mantém a linha acinturada e que explora a feminilidade, porém alia o estilo a modernidade, cortes em modelos tulipa, cores luminosas e que chamam a atenção, muita valorização das golas. Mantém os saltos delicados e as saias amplas, símbolos de toda uma marca.

Espero que todas aproveitem a série de reportagens sobre os grandes expoentes que ditam a moda até hoje e também que o conhecimento sobre moda e estilo lhes permitam explorar melhor a sua própria beleza.

Beijos
***Nara***


Fontes:
http://e-styles.blogspot.com/2008/07/christian-dior.html
Fotos: revista Manequim.

3 comentários:

  1. Ele era o cara né?????....muito talento e bom gosto...
    tem sorteio da natura no meu blog tb (um sabonete em pasta e um hidratante para pernas de maracujá)..te convido a participar....
    http://gisepapel.blogspot.com

    bjosss

    ResponderExcluir
  2. NOSSA QUE CHIQUE!! E AS ROUPAS SÃO ELEGANTÉRRIMAS.BEIJINHOS LINDA E UMA ÓTIMA SEMANA PRA VOÇE.

    ResponderExcluir
  3. Oii

    Dior é um luxo!

    Tenha uma ótima quarta...beijossss!!!

    ResponderExcluir