28 agosto 2010

Os tipos de depilação e seus prós e contras

|


TIPOS DE DEPILAÇÃO


PRÓS E CONTRAS DE CADA MÉTODO

   Gilete:
Quem nunca raspou nenhum pêlinho levanta a mão aí. Duvido que tenha sobrado uma mão abaixada, mesmo porque o gilete é provavelmente o primeiro contato que temos com a depilação.
Prós: O método é indolor e o custo é relativamente baixo, a praticidade é que se pode levar um produto para a depilação ou usá-lo com sabonete ou condicionador em qualquer viagem e por ser pequeno ocupa pouco espaço.
Contras: Os pêlos depilados com gilete tendem a crescer mais espessos e mais rapidamente, afinal não se tira o pêlo pela raiz, mas somente corta-se rente a pele os pêlos que já estão para fora. Outro grande problema é se você tem tendência a pêlos encravados. Nesse caso é bom fazer esfoliação no dia seguinte à depilação na área em que os pêlos foram cortados.

Creme depilatório:

A praticidade do creme depilatório está principalmente em poder fazer a depilação em casa a qualquer hora e sozinha. Agentes químicos operam sobre os pêlinhos derretendo-os, enfraquecendo-os. Tal como o gilete agem apenas sobre os pêlos já crescidos, deixando a raiz.
Prós: É um método indolor e muito rápido. A depilação promete durar cerca de 3 semanas mas como retira o pêlo deixando a raiz, há quem diga que a durabilidade é semelhante à do gilete.
Contra: O custo é acessível. O cheiro nem sempre agrada, devido aos produtos químicos. Consta também que é preciso fazer um teste de pele antes de aplicar o produto pois há o risco de alergia.

Cera fria:

A cera fria tornou-se mais popular pela grande disseminação de produtos no mercado. Como não há fonte de calor os pêlos são retirados de forma mais dolorida, já que os poros da pele ainda estariam fechados. As áreas mais utilizadas são para sombrancelha, buço e pernas.
Prós: Aplicação fácil e rápida trazida pelos novos produtos pois apenas deve-se usar o papel celofane e a cera rolon sendo que algumas marcas já trazem o produto pronto para aplicação. A durabilidade da depilação também é um ponto forte, sendo geralmente de 30 dias.
Contras: A dor é o principal ponto contra da cera fria, também há que se saber que fazer o procedimento em casa, e sozinha, exige um certo talento da aplicadora, e deve-se fazer primeiro em áreas cujo um erro não afete o visual, como por exemplo, nas pernas.

Cera quente:

A cera é dos métodos mais utilizados. É considerado menos dolorido do que a cera fria uma vez que a temperatura alta abre os poros facilitando a remoção dos pêlos. Há quem consiga fazer sozinha e há quem prefira ir numa depiladora, mas em todo caso é um dos métodos mais populares e com melhor custo-benefício.
Prós: A duração da depilação com cera quente varia entre 15 a 30 dias, dependendo muito da área depilada e de pessoa para pessoa. É mais eficaz na remoção dos pêlos tirando-os pela raiz.A pele fica macia e a retirada dos pêlos mais uniforme. O preço não é dos mais caros, mas também há a possibilidade de fazer em casa.
Contra: Pode causar irritação na pele e deve ser evitado principalmente por quem usa ácido na pele, principalmente rosto. Há também o risco dos pêlos encravarem pelo que se deve sempre fazer esfoliação na área irritada 1 dia ou 2 após a depilação.

Depilação a linha:

A depilação a linha ou depilação egípcia é uma técnica antiga de origem oriental. É bastante higiênica e exige apenas o uso de linha comum (100% poliéster). A técnica deve ser conhecida pela depiladora com certa experiência sob o risco de uma depilação bem dolorida. Utilizada em áreas pequenas como buço, rosto, sobrancelhas, axilas, seios,barriga ou limpar áreas da virilha. É muito importante que mulheres que fazem tratamento com ácido optem por esse tipo de depilação já que agride muito menos a pele, evitando descamamento ou machucados.
Prós: A eliminação dos pêlos é de cerca de 95%, tendo como principal vantagem atingir pêlos menores que a cera não conseguiria retirar. Reduz progressivamente os pêlos e a melhor novidade é que clareia áreas manchadas pela depilação a cera, especialmente o buço que é a parte das mulheres que mais tende a escurecer.
Contra: Pode ser bem dolorida, há mulheres que não se habituam à técnica.


Depilação a laser

A depilação a laser ou depilação definitiva ataca a estrutura do pêlo até a raiz, evitando que volte a crescer uma vez que atinge o bulbo (parte do pêlo responsável pela criação de novos folículos capilares). Para tanto são necessária cerca de 03 sessões, dependendo da área a ser atingida. O valor das sessões é considerado caro, variando entre R$ 80,00 a R$ 400,00; sendo tal valor por sessão e dependendo da área e do local onde é feito o tratamento.
Prós: Livrar-se definitivamente dos pêlos, ou quase definitivamente dependendo das áreas. Mostra-se ainda mais vantajosa para pessoas que tem pêlos mais espessos e cuja manutenção da depilação se mostra desconfortável ou custosa.
Contras: Deve-se ficar afastada do sol por cerca de 2 semanas após as aplicações a fim de evitar manchas na pele. O método é considerado dolorido uma vez que para atingir o bulbo atinge-se uma temperatura de cerca de 60 graus Celsius, o que causa senão dor no local, sensação de desconforto.

Pinça:

A pinça é utilizada, geralmente, para acabamento da depilação, ou seja, aqueles pêlos teimosos que insistem em permanecer na pele cedem a pinça. Principalmente usada na área das sobrancelhas dada a fragilidade da área.
Prós: Retira o pêlo desde a raiz, o que inibe seu crescimento e torna a depilação mais duradoura. É ideal para o acabamento de zonas pequenas como sobrancelha ou buço.
Contras: Um pouco dolorido dependendo da área. A retirada dos pêlos com pinça faz com que eles tornem-se mais raros. Portanto, é importante estar atenta aos pêlos e suspender as depilações caso note que os pêlos estão se tornando muito esparsos ou que não seja esse o efeito desejado a longo prazo.

Depilador elétrico:

O cabeçote do depilador elétrico possui um total de 1000 pinças. É importante atentar ao modo de usar, ou seja, use sempre em direção oposta ao crescimento dos pêlos, numa velocidade nem rápida demais nem lenta demais. E também é muito importante que com a mão oposta você puxe a pele deixando assim os pêlos levantados.Deve-se repetir o local de aplicação de 2 a 3 vezes. A melhor parte para se utilizar o depilador elétrico é sobre as pernas, evite utilizá-lo no rosto.
Prós: Como arranca os pêlos desde a raiz a depilação é bastante duradoura, sendo em cerca de 30 dias. A pele fica mais macia ao toque. É prático e pode ser carregado durante viagens, também há a vantagem de se poder depilar sozinha.
Contra: O barulho é assustador e o método é um pouquinho dolorido, ao menos até se habituar

Um comentário: